quinta-feira, 19 de novembro de 2009

New metal - Por Priscila Tambuque


Diante da infinidade de gêneros e sub-gêneros q temos hj no mundo da música fica extremamente difícil definir algum grupo ou encaixá-los em algum padrão, visto q a música  atual é feita de um misto das várias influências de cada um.
E foi baseado nessa crença q surgiu o new metal em meados da década de  90,com uma nova afinação em seus instrumentos (afinados um tom abaixo ), incorporando ao metal elementos de hip-hop,música eletrônica, rap ,falta de solos extensos, letras com temáticas pessoais,algumas até fazendo críticas socias e políticas, cantadas num vocal que tem nuances indo do suave ao agressivo variando entre berros e quedas numa mesma faixa.
Tendo como percussores do estilo bandas como Korn , Deftones o new metal (nu metal,agressive metal) foi reafirmado e difundido por bandas q se tornaram ícones: System of a down, Slipknot, Linkin Park, Limpbzkit, Mudvayne,Ill Niño,Chipset Zero,P.O.D,Exilia,Kittie (as duas últimas com vocal feminino) ... Lembrando q assim como o estilo foi criado por inúmeras influencias, seus respectivos representantes são tão mutáveis quanto o próprio som o que os faz a cada álbum acoplar novos elementos às suas canções e ir moldando-se conforme a evolução de cada um. 


Toda essa visibilidade através da mídia e apresentações em grandes festivais  como o Ozzyfest e o Family Values fizeram com que as bandas de new metal dividissem o gosto do público, sendo amado por uns odiado por outros, criando até mesmo uma certa rivalidade e preconceito dentro do cenário.


CHINO MORENO (DEFTONES) FALA SOBRE PRECONCEITO COM O NEW METAL
UOL Música - A música do Deftones complementa a música feita pelo Faith No More e o Jane's Addiction ao derrubar as barreiras entre os gêneros?
Chino -
Acho que esse é um ponto interessante. Sempre mantivemos a cabeça aberta em relação à música. Não faz sentido escolher um estilo apenas e construir muros em volta de si e não se permitir explorar todos os sons diferentes que existem por aí. Existe música legal em todos os gêneros. Eu ouço muita coisa diferente todos os dias, então obviamente é muito bom para mim não colocar barreiras. Geralmente, minhas bandas favoritas são as que fizeram isso. Espero que as bandas novas de metal peguem isso de nós também.

UOL Música - Falando em novo metal, vocês ainda são chamados de new metal?
Chino -
Não muito. Isso é meio bobo, sabe? Acho que sempre fomos uma banda que nunca quis ser rotulada como parte de um gênero, especialmente, junto com algumas das bandas que associavam ao new metal. Se fosse para fazer parte de um gênero, que pelo menos fosse com bandas melhores (risos). Sempre falamos mal dessa história de new metal e esperamos que isso acabasse algum dia. Agora acho que acabou.



Alguns álbuns tiveram destaque significativo dentro do som...

 
S.O.A.D- Toxicity - 

Kittie- Oracle-

Ill Niño – revolution revolution  –



S.O.A.D

Kittie

Ill Niño

Exilia






Coisa de adolescente sem ter o que fazer... Part I

Ok, talvez sejamos mais bobos do que a pessoa que criou isso... Mas vale a pena, afinal nós rimos com isso então vocês podem rir tambem! FATO!


"No alto do castelo, há uma linda princesa - muito carente - que foi ali trancada, e é guardada por um grande e terrível dragão"...

HEAVY METAL:

O protagonista chega no castelo numa Harley Davidson, mata o dragão, enche a cara de cerveja com a princesa e depois transa com ela. Posteriormente se separam quando ela descobre que ele transou com uma groupie.

METAL MELÓDICO:

O protagonista chega no castelo num cavalo alado branco, escapa do dragão, salva a princesa, fogem para longe e fazem amor.

THRASH METAL:

O protagonista chega no castelo, duela com o dragão, salva a princesa e transa com ela.

POWER METAL:

O protagonista chega brandindo sua espada e trava uma batalha gloriosa contra o dragão. O dragão sucumbe enquanto ele permanece em pé, banhado pelo sangue de seu inimigo, sinal de seu triunfo. Resgata a princesa. Esgota a paciência dela com auto-elogios e transa com ela.

FOLK METAL:

O protagonista chega acompanhado de vários amigos e duendes tocando acordeon, alaúde, viola e outros instrumentos estranhos. Fazem o dragão dormir depois de tanto dançar, e vão embora, sem a princesa, pois a floresta está cheia de ninfas, elfas e fadas.

VIKING METAL:

O protagonista chega em um navio, mata o dragão com um machado, assa e come. Estupra a princesa, pilha o castelo e toca fogo em tudo antes de ir embora.

DEATH METAL:

O protagonista chega, mata o dragão, transa com a princesa, mata a princesa e vai embora.

BLACK METAL:

Chega de madrugada, dentro da neblina. Mata o dragão e empala em frente ao castelo. Sodomiza a princesa, a corta com uma faca e bebe o seu sangue em um ritual até matá-la. Depois descobre que ela não era mais virgem e a empala junto com o dragão.

GORE:

Chega, mata o dragão. Sobe no castelo, transa com a princesa e a mata. Depois transa com ela de novo. Queima o corpo da princesa e transa com ele de novo.

SPLATTER:

Chega, mata o dragão, abre-o com um bisturi. Sodomiza a princesa com as tripas do dragão. Abre buracos nela com o bisturi e estupra cada um dos buracos. Tira os globos oculares da princesa e estupra as órbitas. Depois mata a princesa, faz uma autópsia, tira fotos, e lança um album cuja capa é uma das fotos.

DOOM METAL:

Chega no castelo, olha o tamanho do dragão, fica deprimido e se mata. O dragão come o cadáver do protagonista e depois come a princesa.

WHITE METAL:

Chega no castelo, exorciza o dragão, converte a princesa e usa o castelo para sediar mais uma "Igreja Universal do Reino de Deus".

NEW METAL:

Chega no castelo se achando o bonzão e dizendo o quanto é bom de briga. Quer provar para todos que também é foda e é capaz de salvar a princesa. Acha que é capaz de vencer o dragão; perde feio e leva o maior cacete. O protagonista New Metal toma um prozak e vai gravar um disco "The Best Of".

GRUNGE:

Chega drogado, escapa do dragão e encontra a princesa. Conta para ela sobre a sua infância triste. A princesa dá um soco na cara dele e vai procurar o protagonista Heavy Metal. O protagonista grunge sofre uma overdose de heroína.

ROCK N'ROLL CLÁSSICO:

Chega de moto fumando um baseado e oferece para o dragão, que logo fica seu amigo. Depois acampa com a princesa numa parte mais afastada do jardim e depois de muito sexo, drogas e rock n roll, tem uma overdose de LSD e morre sufocado no próprio vômito.

PUNK ROCK:

Cospe no dragão, joga uma pedra nele e depois foge. Pixa o muro do castelo com um "A" de anarquia. Faz um moicano na princesa e depois abre uma barraquinha de fanzines no saguão do castelo.

EMOCORE:

Chega ao castelo e conta ao dragão o quanto gosta da princesa. O dragão fica com pena e o deixa passar. Após entrar no castelo ele descobre que a princesa fugiu com o protagonista Heavy Metal. Escreve uma música de letra emotiva contando como foi abandonado pela sua amada e como o mundo é injusto.

PROGRESSIVO:

Chega, toca um solo virtuoso de guitarra de 26 minutos. O dragão se mata de tanto tédio. Chega até a princesa e toca outro solo que explora todas as técnicas de atonalismo em compassos ternários