Lá está você um dia quente de novembro, sentado na frente do seu computador, quando aquela sua amiga “otaku” te manda pelo MSN um link de um vídeo de uma banda que ela gosta. “É JRock”, ela diz, empolgada. “Repare na guitarrista!”
Inicialmente, você faz cara feia e começa a assistir a banda, todos os integrantes vestidos com roupas medievais e maquiagem carregada. Você repara na guitarrista e na baixista também. Nossa, e não é que aquelas mulheres tocam muito bem, mesmo?
Bem, meus caros... Esse é um fato verídico. A guitarrista é O guitarrista, assim como o baixista... E a banda em questão chama-se “Versailles Philharmonic Quintet”. É uma banda de JRock, como já foi dito. Mas, o que é JRock?
JRock, ou Japanese Rock, é autoexplicativo: Rock Japonês. E se você pensa que isso se resume a um bando de japas estranhos tocando rock’n’roll de todos os estilos, você está completamente certo.
Uma vertente marcante do JRock é o chamado Visual Kei, que caracteriza-se pelas roupas e maquiagem extravagantes; VKei não é só imagem, é música também, mas vale enfatizar que é pela imagem que é mais facilmente diferenciado dos outros estilos.
O JRock vem ganhando espaço aqui no Brasil, com cada vez mais bandas incluindo o Brasil em suas turnês. Artistas como Charlotte, T-Earth, Miyavi e, mais recentemente, Dir em Grey, já realizaram shows aqui e mais estão por vir.
Algumas bandas pra conferir:
X Japan
AKFG (Asian Kung Fu Generation)
The GazettE
Dir en Grey
Acid Black Cherry
Sex Machine Guns (não é massacration)
http://www.youtube.com/watch?v=g6k31ghsBWM
http://www.youtube.com/watch?v=g6k31ghsBWM
Galneryus